Big Data: Americanos desenvolvendo projetos no Brasil.
- Júnior André Marostega
- 10 de fev. de 2015
- 1 min de leitura
Em entrevista concedida à CDTV, do portal Convergência Digital, o CIO da TIM Brasil, Raimondo Zizza, não esconde que o big data é um projeto estratégico para os negócios da operadora. "O big data vem para melhorar a qualidade do serviço ao cliente e esse é um diferencial a ser tratado", conta o executivo. Há um ano e meio, a TIM Brasil está investindo para usar o big data nas suas ofertas e serviços. Houve aportes em infraestrutura e todas as áreas - da TI aos negócios - estão envolvidas, revela ainda Zizza. Para criar especialistas no tema, a operadora trouxe profissionais dos Estados Unidos.
"Faltam profissionais no Brasil e na Europa. Esse é um desafio para nós que apostamos no big data para melhorar a oferta ao cliente", diz o CIO da TIM Brasil.Por dia, a operadora analisa, por exemplo, 800 milhões de mensagens do Twitter e 4,5 milhões de postagens do Facebook, além de seis milhões de chamadas de call center. Sobre privacidade, Zizza foi taxativo. "A lógica é entender a infraestrutura. É entender o comportamento em grupo do consumidor. Não há um olhar individual sobre o usuário", detalha o CIO da TIM Brasil. Assistam a entrevista de Raimondo Zizza à CDTV, do portal Convergência Digital.
Fonte: Convergencia Digital